O uso de APIs na mineração de dados

Créditos: DARPA/Wikimedia Commons/CC BY-SA 4

Por Éder Porto

API é o acrônimo anglófono para Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicações e nada mais é que um conjunto de rotinas de um software para a utilização de suas funcionalidades sem, contudo, aprofundar-se na sua implementação. Por exemplo, através de um API é possível obter uma série de informações sobre uma página da Wikipédia sem que se precise fazer o download do banco de dados da Wikipédia ou aprender como ele funciona ou é estruturado.

APIs são, portanto, muito úteis na automatização de obtenção de dados que ou são muito trabalhosos de serem obtidos manualmente ou mesmo não estão disponíveis na interface tradicional do software ou banco de dados. Sendo na prática um conjunto de mensagens de requisição e resposta de protocolos de transferência de hipertexto (conhecidos como HTTP), podem ser acessados por qualquer linguagem de programação.

O MediaWiki, o software que hospeda os projetos da Fundação Wikimedia disponibiliza um API para que qualquer pessoa possa ter acesso a informações multilíngue dentro das Wikipédias e projetos irmãos como o Wikcionário, o Wikiquote, entre outros, informações sobre imagens e arquivos multimídia do Wikimedia Commons e dados estruturados do Wikidata.

Foi através desse API, usando a linguagem de programação Python, que foram obtidos dados sobre as visualizações dos artigos criados, editados e melhorados pela equipe de difusão do NeuroMat (que podem ser conferidos em tabela na página de usuário MGromov, o uso das imagens dos projetos GLAM e os dados da pesquisa sobre alfabetização matemática e qualidade das edições em verbetes sobre matemática nas Wikipédias (cujos dados estarão disponíveis ao fim da pesquisa aqui). Todos os algoritmos criados estão devidamente comentados e estarão em breve disponíveis na minha página de usuário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s