Por Dentro do Cérebro é tema do segundo vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada

IMG_6795

Por Giulia Ebohon

Uma série de aprendizados e aperfeiçoamentos compuseram o processo de criação do segundo vídeo da pesquisa Neuromatemática Representada. Após diversas etapas, o vídeo foi concluído e pode ser acessado no portal Wikimedia commons ou no YouTube, também será exibido na exposição Por Dentro do Cérebro, que ocorre neste mês no Museu de Anatomia Veterinária na Universidade de São Paulo.

O trabalho traz ilustrações baseadas na parceria entre o CEPID NeuroMat e o MAV, que se propõe a explicar a relação entre a massa corporal e a masssa cerebral de animais, bem como entender o formato e organização do cérebro diante da história evolutiva de cada espécie.

A abundância de elementos visuais existe no projeto com o objetivo de representar o saber científico por meio de outra linguagem, que priorize as imagens em detrimento ao texto. Além disso, essa parte prática da pesquisa tem o intuito de manusear o conceito de Imagem Complexa, de Josep Català, ao buscar maneiras de ultrapassar o papel mimético muitas vezes atribuído às imagens na ciência.

A produção do vídeo, como foi descrita em outros artigos publicados no Traço de Ciência, demorou cerca de duas semanas, levando em conta a criação do roteiro, ilustração, filmagem, gravação de voz e edição. Cada etapa foi essencial para apreender noções sobre a técnica time lapse, e para perceber como o texto é uma zona confortável para a transmissão do saber e, ao mesmo tempo, como as imagens podem ser tão eficientes nessa mesma missão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s