Explorando sugestões automáticas

Por Sage Ross*

Um dos projetos com os quais estou entusiasmado é um experimento com o fornecimento de sugestões automáticas a editores estudantes sobre como começar a melhorar os artigos da Wikipédia que lhes foram atribuídos. Queremos que o painel destaque melhorias específicas que os editores estudantes podem fazer nos artigos, como a adição de fontes, incluindo imagens.

Estive orientando uma nova contribuinte para a base de códigos do painel, Keerthana S, para criar uma versão beta deste recurso e estamos testando a ferramenta com alguns dos nossos cursos de verão. Nossa esperança é que este recurso ajudará os recém-chegados na Wikipédia a começar mais rapidamente, concentrando seus esforços em melhorias mais impactantes. Em última análise, desejamos que eles gastem mais tempo com a substância de seu tópico e menos tempo com convenções específicas de Wikipédia e problemas de estilo.

Keerthana, estudante do segundo ano de Engenharia Física do Instituto Indiano de Tecnologia em Madras, está passando o verão na Wiki Education Dashboard como estagiária do Google Summer of Code. Até agora, ela desenvolveu uma forma de exibir sugestões de artigos aos alunos, com base no estado atual de cada uma das páginas que lhes foram atribuídas. Ela fornece sugestões básicas fundamentadas na ORES, plataforma de inteligência artificial de avaliação de artigos da Wikimedia Foundation. As primeiras sugestões são muito rudimentares, focadas em problemas facilmente detectáveis, como quando um artigo não possui referências ou deve ser dividido em seções. Agora que o quadro de trabalho está definido, Keerthana se ocupará de tornar as sugestões mais inteligentes, diversas e matizadas.

Adoramos os comentários dos usuários neste momento. Quais tipos de sugestões serão mais úteis para os alunos? Que padrões no trabalho do aluno podemos detectar? Quais os problemas que este recurso pode evitar? Você pode navegar por qualquer curso, atual ou passado, ir para a guia “Artigos” e, em seguida, ver a seção “Artigos atribuídos” para observar as sugestões, como neste curso de verão sobre a Roma antiga. Há um formulário para enviar comentários e todas as idéias serão úteis especialmente de alunos que participaram em aulas com Wikipédia e sobre os artigos em que suas classes trabalharam.

Keerthana também planeja criar a possibilidade para instrutores e outros alunos de fornecerem suas próprias sugestões no interior do painel sobre como melhorar artigos específicos.

Se você quiser saber mais detalhes sobre o projeto de Keerthana, você pode seguir seu blog, em que ela publica um relato semanal sobre seu trabalho e o que está aprendendo.

Sage Ross é colaborador da Wiki Education Foundation.

Imagem: Captura de tela feita por Keerthana S. em 18 de julho de 2017.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 25 de julho de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s