Aprendizado engajado e ensino com Wikipédia

Por Samantha Weald*

Em uma segunda-feira ensolarada de maio, fui ao Centro de Aprendizado Engajado e Ensino da Universidade Tulane para dar uma oficina a professores chamada “Ensinar com Wikipédia”. O diretor associado de engajamento em sala de aula Toni Weiss me recebeu durante uma conversa íntima por uma hora, durante a qual falei com professores interessados ​​dos departamentos de Francês, Italiano, Espanhol e Português.

Discutimos as 285 línguas que possuem suas próprias Wikipedias distintas e ativas. Cada comunidade de editores desenvolve seu próprio conjunto único de regras e diretrizes, algo que pessoas mais familiarizadas com a Wikipedia em inglês podem não saber ou entender. Os elementos principais do projeto e da missão são os mesmos, mas as diretrizes de criação, referência e citação podem diferir e diferem entre os idiomas. Também falamos sobre as maneiras pelas quais as regras da Wikipédia em inglês podem diferir das Wikipédias em francês, italiano, espanhol ou português.

Docentes de psicologia, física e engenharia também vieram para a oficina e ouviram sobre o encerramento do Ano da Ciência da Wiki Education Foundation. Além disso, conversamos sobre nossa futura campanha Future of Facts (Futuro dos Fatos, em tradução livre), em que esperamos apoiar cursos politicamente relevantes em áreas como políticas públicas, ciência política, direito, história, sociologia e ciência ambiental, bem como cursos interdisciplinares que funcionarão nestes áreas temáticas.

Estamos empolgados em continuar trabalhando com a Tulane e outras universidades nos Estados Unidos e no Canadá em assuntos como estes. Você tem uma futura disciplina que acha que poderia ajudar a melhorar a Wikipédia como fonte de informações factuais e politicamente relevantes? Em caso afirmativo, entre em contato via contact@wikiedu.org. Gostaria de ajudar você a projetar sua próxima tarefa.

Samantha Wield é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: Campus (8555707272).jpg, por Tulane Public Relations, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 21 de julho de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s