Artigos de espécies de plantas esperam contribuições de alunos

Por Ian Ramjohn*

Para algumas aulas, selecionar o artigo certo a ser trabalhado pode ser uma tarefa desafiadora. Para uma classe de taxonomia vegetal interessada em criar artigos de espécies, é provável que ela enfrente um emaranhado de riquezas.

A Verbesina é um gênero de plantas na família Asteraceae. Das 300 espécies do gênero, apenas 19 têm artigos na Wikipédia e 18 deles são “esboços” muito curtos. O único artigo de espécie maior do que um esboço é o verbete Verbesina occidentalis. Esse artigo foi criado por um estudante do curso de taxonomia vegetal do professor Jay Bolin no Catawba College.

O Juncus é outro grande gênero de plantas, comumente conhecidas como juncos. Antes de um aluno criar um artigo para a Juncus dichotomus, quase todas as 66 espécies com artigos eram esboços. Os juncos compõem um dos três grupos de plantas semelhantes à grama, comumente encontradas nas zonas úmidas. Há até uma rima em inglês para distinguir os três: Sedges have edges, rushes are round. Grasses are hollow right up from the ground (“Carriços têm arestas, juncos são redondos. Gramas são ocas logo a partir do chão”, em tradução livre). O Carex é um gênero de juncos com mais de 2.000 espécies, das quais 198 têm artigos, mas 147 são esboços. Um aluno da turma ajudou a preencher esta lacuna também com a criação de um artigo sobre a espécie Carex rosea.

A Cuscuta compacta é uma planta parasita encontrada no leste e no sul dos Estados Unidos e no sul do Canadá. Tem um caule amarelo claro e não possui raízes — como uma parasita, em vez de fazer fotossíntese, obtém comida, água e minerais de sua planta hospedeira. A Aureolaria pedicularia é uma planta hemiparasita encontrada no leste da América do Norte. Embora seja capaz de fazer fotossíntese, ela extrai água e minerais de seu hospedeiro. O Viburnum dilatatum é um arbusto nativo do Leste Asiático, que foi introduzido nos Estados Unidos como planta ornamental. É considerada uma espécie potencialmente invasora na região do Médio Atlântico do país. Todos estes artigos, juntamente com o artigo sobre a Hydrocotyle sibthorpioides, foram criados por estudantes desta turma.

Enquanto os alunos podem preencher lacunas criando artigos que não existem, eles também podem preencher lacunas expandindo artigos curtos que já existem. A Selaginella apoda é uma planta vascular que produz esporos em vez de sementes. A Sium suave é uma planta de zonas úmidas da família das cenouras. A Mollugo verticillata é nativa das partes tropicais das Américas e é uma erva comum no leste da América do Norte. A Lactuca canadensis é um parente selvagem de alface nativa da América do Norte. A Pinus virginiana é uma espécie de pinheiro que vai do sul do estado de Nova York até os Apalaches. A Boehmeria cylindrica é uma planta comum encontrada em habitats úmidos em grande parte das Américas. A Galium obtusum é uma pequena flor selvagem. A Quercus stellata, vulgarmente conhecida como carvalho de poste, é uma espécie bem distribuída de carvalho. Todos estes eram artigos curtos que os alunos da turma expandiram substancialmente.

É divertido trabalhar com artigos de espécies porque eles seguem um formato bastante constante. Isso permite a você se concentrar mais no que dizer e menos em como dizer. A Wiki Education Foundation criou um folheto sobre como escrever artigos de espécies, que descreve o processo de produção de verbetes sobre espécies.

Se você precisar de ajuda para encontrar artigos para que seus alunos editem na Wikipédia, leia mais sobre o nosso módulo de treinamento de descoberta de artigos. Para saber mais sobre como se envolver, envie um e-mail para contact@wikiedu.org ou visite teach.wikiedu.org.

Ian Ramjohn é colaborador da Wiki Education Foundation.

Imagem: Sibthorpioides 03457.jpg, por Vengolis, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 12 de julho de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s