As potencialidades do Wikidata

640px-Wikidata-logo-en.svg
Logo Wikidata (crédito: planemad/wikipédia)

Por Éder Porto

Wikidata é o nome dado a um projeto da Wikimedia Foundation criado em 2012 que reúne um banco de dados estruturados, essencialmente para suporte dos demais projetos Wikimedia, mas não se limitando a eles. Dados são conhecimento, e a estruturação de dados é vital para os projetos Wikimedia, uma vez que a organização de seus dados permite a conexão e o consequente aumento na difusão do conhecimento que cada projeto possui. Por exemplo, é o Wikidata quem relaciona o artigo Lei dos Grandes Números da Wikipédia em português ao seu correspondente na Wikipédia em inglês.

Um dos grandes problemas presentes nas Wikipédias é a discrepância (ou descompasso) entre as informações presentes em cada uma delas. Tome como exemplo o verbete sobre Gabriel Girotto Franco na Wikipédia em português. Verbetes sobre futebolistas têm uma grande frequência de edições, principalmente após as partidas das quais participam, uma vez que os editores lusófonos mais interessados em futebol alteram as informações sobre times, jogos e quantidade de gols nas infoboxes, as caixas de informação que em geral aparecem no início dos artigos à direita. Porém, em geral, essa informação fica registrada somente nos verbetes em português. A infobox no verbete sobre Gabriel Girotto Franco na Wikipédia em português informa que ele jogou 44 jogos pelo Corinthians em 2017 até hoje, e marcou 2 gols; na Wikipédia em inglês não conta nenhum jogo ou gol pelo Corinthians. Se as infoboxes em ambas as línguas pegassem a informação sobre os gols e partidas jogadas pelo Wikidata, bastaria que um editor alterasse essas informações no Wikidata que ela seria atualizada nas duas Wikipédias.

Infoboxes serem preenchidas por informações do Wikidata facilitariam o trabalho dos editores, que não precisariam preencher, a cada artigo que editassem, informações já catalogadas e estruturadas no Wikidata. Por exemplo, os artigos sobre os Sólidos de Johnson da Wikipédia em português, que possuem uma infobox com informações sobre os sólidos geométricos dessa categoria e foram em sua maioria traduzidos da Wikipédia em inglês, tiveram essas informações preenchidas manualmente para cada um dos artigos, quando poderiam ter sido puxadas do Wikidata com um comando simples se na época soubéssemos trabalhar melhor com o Wikidata.

Os potenciais do Wikidata não se limitam a Wikipédia, embora esse seja o projeto de maior destaque; O Wikivoyage, projeto que busca criar um guia de viagem livre e colaborativo, pode tomar proveito de informações armazenadas no Wikidata para melhorar o conteúdo, como localização e o horário de atendimento de um ponto turístico, dados sobre a geografia, demografia, clima ou mesmo a melhor imagem do Wikimedia Commons, dentre uma categoria de imagens, a ser exibida nas páginas sobre um determinado local.

Resultado semelhante poderia ser observado dentro do projeto OpenStreetMap, um projeto de mapa colaborativo e editável da Comunidade OpenStreetMap. Todos os dados do Wikidata poderiam ser usados pelo OpenStreetMap para melhorar a experiência de seus usuários. A integração entre todos os projetos Wikimedia e outros projetos livres e colaborativos é benéfica para todos e deve ser estudada e incentivada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s