Revisão: Censura

Por Shalor Toncray*

A censura ocorre quando alguém – organização, grupo, governo, veículo de mídia ou semelhante – suprime algo que acredita ser danoso ou questionável. Às vezes, as pessoas censuram acreditando que ajudam a impedir que se veja, ouça ou leia algo que ofende e/ou prejudica alguém. Outras vezes, a censura pode ser feita como uma jogada de poder para evitar que alguém tenha voz. Existem debates em andamento sobre se a censura é ou não justificável ou mesmo se os termos de serviço de um site, sendo legais, se qualificam como censura. É um assunto complicado e multifacetado, abordado por Vanessa Freije, professora da Universidade de Washington, na turma da primavera de 2016 da disciplina de Leituras em Censura.

Em vez de se concentrar em instâncias específicas de censura, a turma escolheu olhar para a censura em nível nacional, para onde ele ocorreu devido ao regime político ou religioso de um país ou de uma nação. Na Romênia comunista, o regime tentou remover todos os vestígios da Romênia pré-comunismo do país e das mentes de seu povo. Se você quisesse publicar algo, teria que submeter ao conselho de censura, que poderia negar a publicação de qualquer coisa que considerasse inadequada à ideologia do Partido Comunista.

Os alunos escreveram novos artigos sobre a censura no Vietnã, na Espanha franquista, na Nigéria. Tal como na Romênia comunista, a Espanha franquista censurou material que acreditava não se encaixar em sua ideologia, como qualquer coisa que considerassem movida por uma ideologia política liberal ou não conservadora. No Vietnã e na Nigéria, existem leis para proteger a liberdade de expressão, mas na prática as formas de censura e manipulação do governo ainda permanecem.

Outro tópico editado pelos alunos editaram foi o da grande mamãe, um neologismo chinês usado para se referir a censores e moderadores humanos que removem conteúdo politicamente sensível de fóruns de notícias, bulletin board systems (BBSs) e salas de bate-papo na República Popular da China. Estes censores e moderadores são chamados de “grandes mamães” em uma referência às matriarcas de famílias tradicionais chinesas que assumem a responsabilidade de cuidar dos outros na família. Foram estabelecidas comparações entre o conceito europeu e norte-americano de “grande irmão” e as “grandes mamães” chinesas, especialmente porque, tanto nas áreas sob o “grande irmão”, como sob a “grande mamãe”, algumas empresas da web praticarão autocensura na tentativa de evitar possíveis investigações de seus respectivos governos e questões que possam trazer.

A Wikipédia possui uma imensidão de conhecimento. No entanto, o site não pode crescer sem que os usuários contribuam e corrijam informações. A edição é uma ótima maneira de ensinar seus alunos sobre escrita técnica, colaboração e referenciação em um ambiente diferenciado de aprendizado. Se você estiver interessado em usar a Wikipédia em sua próxima aula, entre em contato com Wiki Education Foundation em contact@wikiedu.org para saber como você pode obter acesso a ferramentas, treinamentos on-line e materiais impressos.

Shalor Toncray é colaborador da Wiki Education Foundation

Imagem: Censored stamp.jpg, por Piotr VaGla Waglowski, domínio público, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 27 de setembro de 2017.

Anúncios

Uma consideração sobre “Revisão: Censura”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s