Linhas em mãos, câmera em ação

Unknown-1

Por: Giulia Ebohon

Com o roteiro em mãos e o esboço dos desenhos prontos, a próxima etapa para a produção do vídeo Plasticidade Cortical Pós Lesão do Plexo Braquial foi a gravação do vídeo. Assim como nas outras produções, utilizamos a técnica time-lapse que dá um efeito acelerado às imagens.

Usamos canetas coloridas de ponta grossa para dar bastante visibilidade às linhas escolhidas para representar o estudo. Não sabíamos, entretanto, que a escolha do material seria tão determinante para o acabamento do vídeo.

Um grande desafio técnico se impôs durante a gravação. A dificuldade persistente de posicionar a câmera foi pequena comparada com a dificuldade de manejar as canetas de modo a manter a linearidade e a espessura das linhas.

Com ponta chanfrada, as canetas Poscas soltavam bastante tinta e deixavam as cores intensas, mas o formato da ponta dava muita liberdade aos traços, que dificilmente seguiam o padrão de linhas que desejávamos.

Se nos outros vídeos optamos por gravar no estúdio disponibilizado pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP,  desta vez realizamos no próprio centro de pesquisa. O motivo? as mesas. Uma das ideias que tivemos era de deslizar os papéis durante o vídeo, uma vez que durante o time-lapse a câmera não pode se mover. Assim, precisávamos de mesas longas onde pudéssemos estender todos os papéis.

Levamos os reflectores para o laboratório do Cepid e posicionamos os desenhos em cima da mesa. Após diversos testes para calibrar a iluminação e o foco, começamos a gravação, que durou cerca de três horas e revelou alguns obstáculos que encararíamos da edição. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s