A junção de dois projetos Fapesp

IMG_20171206_164635417
Prévia de duas folhas que serão usadas separadamente em dois vídeos

O vídeo é um dos recursos mais importantes de um curso online e à distância. Se bem realizada, a estética audiovisual pode aumentar o interesse e a compreensão do aluno sobre um determinado assunto. Além disso, ele é capaz de comprimir páginas de texto em alguns poucos minutos. Sabendo das potencialidades do vídeo, o NeuroMat utiliza o vídeo para tratar de temas dos módulos do curso de introdução ao jornalismo científico que está em elaboração.

O processo de criação de um vídeo — produzir, gravar, editar — pede por um trabalho em equipe. Realizá-lo de maneira individual dá margem para que o resultado seja insatisfatório. Além deste projeto Fapesp, há o da Giulia Ebohon, no qual a pesquisadora estuda o uso da imagem complexa na ciência e, com base em sua pesquisa, cria vídeos em que ela desenha sobre assuntos relacionados ao NeuroMat. Decidimos, portanto, juntarmo-nos para a criação de uma série de vídeos relacionados ao curso de introdução ao jornalismo científico.

O primeiro tema que abordaremos é sobre o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil e no mundo. Já em processo de criação, o vídeo tratará de colocar em perspectiva a estrutura brasileira para financiamento de pesquisa em relação a outros países. Depois, aprofundaremos no contexto da pesquisa científica no Brasil, como os recursos são distribuídos, de onde eles saem — dinheiro público ou privado –, as diferenças entre cada região do país e quais as principais instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Finalizado o primeiro vídeo feito em conjunto, analisaremos o processo de produção, se é válido continuar com ele ou não, o que podemos melhorar, descartar ou repensar, para então prosseguir com os vídeos seguintes. Estes irão falar sobre as diferenças de realizar pesquisa científica financiada por instituições públicas e privadas, e quem são os pesquisadores brasileiros.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s