Adicionando perspectivas antropológicas à Wikipédia

Por Cassidy Villeneuve*

Eu acompanhei o gerente de parcerias educacionais da Wiki Education Foundation Jami Mathewson em Washington, D.C. na última semana de novembro de 2017, onde assistimos à 116ª reunião anual da Associação Americana de Antropologia. Falamos com dezenas de instrutores sobre a importância da divulgação da produção acadêmica para um público mais amplo. Como podemos não só aumentar a cobertura de tópicos de antropologia na Wikipedia, mas também adicionar uma perspectiva antropológica aos artigos existentes?

O fôlder Theories (Teorias) da Wiki Education Foundation se mostrou especialmente popular no estande da instituição do ano passado, que discute a produção de conhecimento em relação à Wikipedia (o sétimo site mais visitado do mundo!). O conhecimento não fica parado na Wikipédia. É atualizado para refletir novas produções e novas vozes. Contudo, grande parte do trabalho que sai da academia não entra neste recurso altamente acessado. Queremos mudar isso. Vemos nossa nova parceria com a Associação Americana de Antropologia como uma parte importante desta visão.

O envolvimento público com a produção acadêmica é possível por meio de uma atividade em sala de aula da Wikipédia. Os alunos aprendem a contribuir para a Wikipédia com conteúdo acadêmico e buscar lacunas de conteúdo no site. Os alunos se perguntam: Quais tópicos de antropologia estão faltando na Wikipédia? Por que eles estão faltando? O que posso fazer para corrigir isso? Ao encontrar lacunas de conteúdo na Wikipédia e entender como preenchê-las, os alunos se tornam criadores, não apenas consumidores de conhecimento. Uma atividade com Wikipédia também apresenta aos estudantes questões importantes sobre a produção de conhecimento — Quem se envolve? Quem tem sua histórias representada? Quem tem sua voz ouvida?

À medida que o público se envolve cada vez mais com plataformas digitais, compartilhar a produção acadêmica na Wikipédia se torna uma oportunidade cada vez mais importante. Em nossa parceria com a Associação Americana de Antropologia, esperamos convencer mais turmas de antropologia a contribuir com este ótimo recurso. Fizemos bons contatos na reunião anual de 2017. Tudo pela adição de mais tópicos em antropologia social, cultural e linguística à Wikipedia e pelo engajamento de mais vozes na produção deste conhecimento!

Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation

Imagem: Cassidy Villeneuve at AAA 2017 conference.jpg, por Wiki Education Foundation, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 8 de dezembro de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s