Revisão: Construindo comunidades on-line

Por Shalor Toncray*

Ao longo da história da internet, houve várias tentativas de lançar uma comunidade on-line que reunisse as pessoas para discutir interesses comuns e/ou variados. Criar uma bem-sucedida e duradoura é um desafio, que apenas algumas comunidades on-line conseguiram. A turma de Construção de Comunidades On-line Bem-Sucedidas do Professor Benjamin Mako na Universidade de Washington estudou o que torna estas comunidades bem-sucedidas — ou mal-sucedidas. A turma escolheu a Wikipédia como um dos exemplos de comunidade on-line. Em uma das atividades, os alunos tinham que interagir com a comunidade de edição e se tornar editores ativos. Os alunos foram autorizados a editar sobre um tema de sua escolha, o que levou a uma variedade de artigos, que vão de passarelas decoradas com vidros do escultor norte-americano Dale Chihuly a orquestras chinesas e transmissões ao vivo de pandas gigantes. Ao mergulhar na edição, eles não só aprenderam coletivamente sobre comunidades on-line, mas também garantiram que suas ações melhorariam a riqueza de conhecimento livremente disponível na internet.

O Beth’s Cafe é um restaurante especializado em frituras de Seattle, que abriu suas portas em 1954 como um salão de caça-níqueis, mas começou a funcionar como restaurante para atrair clientes. Ainda que caça-níqueis possam ser agora uma coisa do passado, o restaurante permanece aberto e foi apresentado em um episódio de 2009 da série norte-americana Man v. Food.

Também dentro dos Estados Unidos ocorre a competição Miss Indian World [Miss Mundo Indígena, em tradução livre], que ao longo de cinco dias no Gathering of Nations [Encontro das Nações Indígenas, em tradução livre] anual e é considerado o maior pow-wow do mundo. Ainda que o nome possa fazer com que alguns pensem que este é um concurso de beleza, a vencedora desta competição não é julgada por sua beleza, mas por seu conhecimento sobre a cultura e a história dos nativos norte-americanos. Ela recebe pontos em quatro categorias: oratória e entrevistas pessoais, apresentação de talentos tradicionais, competição de dança e ensaio.

Não importa onde você mora, você sempre poderá ver pandas pelo iPanda, desde que tenha um dispositivo eletrônico e uma conexão com a Internet. Lançado pela China Network Television e grupos de pesquisa e conservação, esta câmera permite que os espectadores observem a vida de pandas gigantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os alunos trabalharam em mais de um artigo relacionado com a China, como pode ser visto com o novo artigo sobre a Orquestra do Centro Nacional da China para Artes Performáticas. Esta orquestra foi fundada em março de 2010 e performou composições elaboradas por músicos de todo o mundo.

Por fim, um aluno escolheu expandir o artigo sobre a Ponte de Vidro, localizada em Tacoma, Washington. Se você visitar esta ponte, verá três belas instalações de vidro de Dale Chihuly, uma das quais é uma parede de 80 pés que contém 109 peças de art déco. A Ponte de Vidro liga o centro de Tacoma à Hidrovia Thea Foss, que é considerada um dos cursos d’água mais poluídos dos Estados Unidos devido a anos de atividade industrial. Cerca de US$ 103 milhões já foram pagos para limpar a hidrovia. A Ponte de Vidro pretende ser uma das muitas novas obras destinadas a revitalizar a área.

A Wikipédia tem uma riqueza de conhecimento, mas pode crescer sem que os usuários contribuam e corrijam suas informações. A edição é uma ótima maneira de ensinar aos alunos escrita técnica, colaboração e referenciação em um ambiente de aprendizado diferenciado. Se você estiver interessado em usar a Wikipédia com sua próxima turma, entre em contato com Wiki Education Foundation em contact@wikiedu.org para saber como você pode obter acesso a ferramentas, treinamentos on-line e materiais impressos.

Shalor Toncray é colaborador da Wiki Education Foundation.

Imagem: Bridge of Glass (Tacoma, Washington).jpg, por Visitor7, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 23 de outubro de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s