O trabalho desenvolvido pelo NeuroMat no Museu Paulista

Giovanna e Ernandes - Museu Paulista
Giovanna e Ernandes atuando na seleção das imagens do Guilherme Gaensly no Museu Paulista (Crédito: Célio Costa Filho)

Por Giovanna Fontenelle

Olá,

Meu nome é Giovanna Fontenelle, sou a nova integrante da equipe de difusão científica do NeuroMat. Depois de me apresentar no meu post anterior e explicar os pormenores das minhas atividades práticas e teóricas, aproveito este espaço para descrever com mais detalhamento a minha atuação no Museu Paulista.

As minhas atividades no Ipiranga são supervisionadas pela professora Solange Ferraz de Lima, diretora do museu, e pelo Dorival Pegoraro Junior, responsável pela difusão cultural. A minha atuação acontece de um a dois dias por semana em conjunto com o Ernandes Evaristo Lopes, funcionário que cuida das imagens digitalizadas da instituição.

Por enquanto, atuei na seleção das imagens na rede do museu e no recolhimento de seus dados. Em breve, trabalharei com o Icono, programa da instituição que guarda todo o seu acervo e conta com informações bibliográficas e dados exclusivos, os quais serão aproveitados nos artigos da Wikipédia e no sistema de categorias do Wikimedia Commons.

A parceria do NeuroMat com o Museu Paulista já acontece desde 2017. No ano passado, foram carregadas 150 pinturas pertencentes à instituição no Wikimedia Commons, que foram utilizadas no projeto do professor João Alexandre Peschanski na disciplina de Ciência Política, na Faculdade Cásper Líbero. Os alunos ficaram responsáveis por criar verbetes no Wikipédia sobre as obras e produzir áudiodescrições sobre cada imagem.

Agora, com a minha presença, as atividades e a atuação da parceria passam a ser mais frequentes. Desde o início do projeto, há um mês, já realizamos o carregamento de 152 imagens de cartões postais e fotografias de Guilherme Gaensly no Wikimedia Commons e de seus respectivos metadados no Wikidata.

O próximo passo, que já está bastante encaminhado, é o upload do restante das pinturas do Museu Paulista. Serão carregadas cerca de 900 imagens no Commons e no Wikidata. Deste total, 200 ainda não estão digitalizadas pela instituição.

Depois do upload, a intenção é trabalhar no conteúdo teórico dessas obras no Wikipédia, com a criação de verbetes e listas de pinturas. Uma página que já está com o trabalho encaminhado e que se baseará nesse carregamento, é a sobre o Eixo Monumental do Museu do Ipiranga.

Após esse grande upload, faremos o carregamento das fotografias de Werner Haberkorn e do Fotolabor. Essas imagens retratam a cidade de São Paulo durante as décadas de 1940 e 1950. Para esse trabalho, conseguimos autorização do Museu e da família que tem os direitos dessas obras e precisaremos de uma licença especial para compartilhar na Wikipédia, que se vale do caráter histórico das fotos.

O último passo programado é o carregamento das imagens da Mapoteca. Esta atividade ainda não foi iniciada. Eventualmente, faremos outros uploads.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s