Revisão: Cultura Hispano-Americana

Por Shalor Toncray*

15 de setembro marca o início do Mês da Cultura Hispano-Americana nos Estados Unidos, um evento anual que celebra não só as contribuições dos hispânicos e latinos, mas também as histórias e as culturas deles e de seus antepassados ​​da Espanha, México, Caribe, América Central e do Sul. Esta comemoração dura até o dia 15 do mês seguinte e se reflete em eventos similares em outros países. Embora a escolha de 15 de setembro possa parecer aleatória para alguns, esta data foi escolhida com muito cuidado, pois marca o dia de 1821 em que as autoridades guatemaltecas declararam que a América Central era independente da Espanha, provocando a Guerra da Independência do México, e está próximo dos dias em que México, Chile e Belize celebram seus dias de independência. Mesmo depois do Mês da Cultura Hispano-Americana, parece apropriado mostrar artigos que alunos da disciplina de História Latino-Americana da Professora Rosina Lozano da Universidade de Princeton criaram como parte de suas atividades.

Os estudantes editaram o artigo sobre o termo Latinx, que é usado como uma maneira neutra em gênero para se referir a pessoas que têm laços com a América Latina ou ascendência latino-americana. Com a intenção de ser mais inclusivo em gênero, o uso e a consciência do termo cresceu lentamente ao longo do tempo. Mas eles também melhoraram as biografias de ​​pessoas latino-americanas notáveis.

Uma das notáveis latino-americanas sobre as quais os alunos escreveram é Arcadia Bandini de Stearns Baker, uma rica proprietária de terras em Los Angeles. Ela também era uma califórnia, um termo dado a uma pessoa que tinha ascendência espanhola ou castelhana e nasceu no que agora é o estado norte-americano da Califórnia, enquanto a área era controlada pela Espanha ou pelo México. Como Bandini fazia parte da elite califórnia e a riqueza de sua família era considerável, ela oferecia uma perspectiva extremamente atraente para quem procurava um jeito de se unir e formar alianças dentro da elite da sociedade califórnia. Bandini era uma força com a qual se devia contar. Ela não só comandou a sociedade de Los Angeles por um período de tempo, mas também foi uma mulher de negócios ativa que usava partes de sua riqueza para beneficiar aqueles ao seu redor. Se você já aproveitou o Palisades Park na Califórnia, você deve ser grato a Bandini por isso, porque foi ela quem doou a terra para Santa Monica, entre outros atos de caridade. Quando ela morreu em 1912, cerca de 2.000 pessoas vieram homenagear Bandini em seu funeral, uma mostra de como ela era importante e de quantas vidas ela impactou.

Os estudantes também criaram um artigo para o professor de Stanford Aurelio Macedonio Espinosa Sr., um estudioso no campo do folclore e da filologia hispânica e hispano-americana, bem como um fervoroso promotor do estudo da língua e literatura espanhola. Os alunos também criaram um artigo sobre as mulheres integrantes dos Young Lords, um grupo nacionalista porto-riquenho que operava nos Estados Unidos. Os Young Lords eram originalmente uma gangue de vizinhança, no entanto seu presidente os reorganizou em um movimento nacional de direitos civis e humanos. As mulheres participavam regularmente e intensamente deste movimento. No entanto, muitas vezes foram ignoradas para as posições de liderança mais importantes. Mesmo após a dissolução dos Young Lords, as integrantes femininas ainda são frequentemente negligenciadas ou não recebem o mesmo reconhecimento que os membros do sexo masculino em trabalhos que documentam o movimento.

Quer ajudar a compartilhar conhecimento com o mundo? Entre em contato com a Wiki Education Foundation por contact@wikiedu.org para descobrir como você pode obter acesso a ferramentas, treinamentos on-line e materiais impressos para ajudar sua turma a editar a Wikipédia.

Shalor Toncray é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: District celebrates Hispanic Heritage Month (10601934644).jpg, por U.S. Army Corps of Engineers, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 18 de setembro de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s