Mulheres afro-americanas no século XX

 

 

 

 

 

 

 

Por Cassidy Villeneuve*

O que a primeira Cirurgiã Geral afro-americana dos Estados Unidos tem em comum com uma chef creole de Nova Orleans e uma das mais jovens Viajantes da Liberdade do movimento dos Direitos? Todas são mulheres afro-americanas pioneiras que fizeram a diferença na história, na política e na cultura norte-americanas.

Os alunos da Professora Nikki Brown realizaram uma atividade com Wikipédia em sua disciplina Mulheres Afro-Americanas no Século XX na Universidade de Nova Orleans. Ao melhorar os artigos biográficos de mulheres afro-americanas e criar aqueles que não existiam anteriormente, estes alunos melhoraram a cobertura da Wikipédia sobre histórias importantes.

Joycelyn Elders foi a primeira afro-americana designada como Cirurgiã Geral dos EUA [chefe operacional do Corpo de Oficiais do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos]. Ela é conhecida por defender fortemente suas opiniões, especialmente sobre a legalização das drogas e o fornecimento de contraceptivos nas escolas. Elders argumentou em favor da educação sexual para jovens mulheres afro-americanas ao longo de sua carreira, acreditando no direito de uma mulher fazer suas próprias escolhas em saúde reprodutiva. Ela foi demitida em dezembro de 1994, pouco mais de um ano depois de assumir o cargo, devido a controvérsias em torno de suas opiniões. Ela é professora emérita na Universidade do Arkansas para Ciências Médicas.

Joycelyn Elders, ex-Cirurgiã Geral dos Estados Unidos.

Imagem: Joycelyn Elders official photo portrait.jpg, domínio público, via Wikimedia Commons.

Leah Chase é uma chef de cozinha creole radicada em Nova Orleans. Durante o Movimento dos Direitos Civis, ela ofereceu seu restaurante Dooky Chase como um ponto de encontro para ativistas dos direitos civis e como uma galeria para a arte afro-americana. Os líderes locais dos direitos civis se encontraram frequentemente no Dooky Chase para discussões secretas, incluindo Martin Luther King Jr. e os Viajantes da Liberdade. Essas reuniões se mostraram fundamentais para a organização de momentos importantes do movimento, como o boicote aos ônibus de Baton Rouge. O Dooky Chase tem permanecido como um importante marco local em Nova Orleans e servido a muitas celebridades, políticos e ativistas. Em 2012, o artista Gustave Blache III pintou um retrato de Chase na cozinha. A obra está presente na coleção permanente da Galeria Nacional de Retratos do Smtihsonian. O curador da Galeria, Brandon Fortune, disse sobre a obra: “É uma imagem muito interessante de uma mulher no trabalho, fazendo uma tarefa muito simples, cortando abóbora, mas, de certa forma, transcende o cotidiano e se torna algo de importância nacional”.

Chef Leah Chase.

Imagem: LeahChaseAp08Crop.jpg, domínio público, via Wikimedia Commons.

Os artigos da Wikipédia sobre as ativistas dos direitos civis Oretha Castle Haley e sua irmã Doris Castle não existiam antes destes alunos realizarem sua atividade com a enciclopédia livre. Agora, os leitores da Wikipédia podem aprender sobre o envolvimento de Oretha no caso Lombard vs. Louisiana de 1960, levado à Suprema Corte dos EUA, no qual se afirmou que empresários locais se sentiam compelidos a defender a segregação racial, mesmo que não fosse lei em certas áreas.  A casa de Oretha, Doris e sua mãe foi a sede dos Viajantes da Liberdade em Nova Orleans e lá a família alimentou e hospedou centenas de manifestantes durante o verão de 1961. Doris e Oretha eram integrantes ativas do capítulo de Nova Orleans do Congresso de Igualdade Racial (CORE), do qual Oretha foi nomeada presidente no final de 1961. Ambas as irmãs participaram de várias manifestações. Doris era uma das mais jovens Viajantes da Liberdade e estava no ônibus que foi de Montgomery, Alabama para Jackson, Mississippi.

Doris Castle é removida de uma prefeitura local pela polícia durante uma manifestação do CORE em 1963.

Imagem: Doris Castle image.jpg, The CORE Project, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Para saber como incorporar uma atividade com Wikipédia à sua disciplina, visite teach.wikiedu.org ou entre em contato por contact@wikiedu.org

Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: LeahChase.jpg, por HudsonTheGreat, CC BY-SA 4.0, via WIkimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 26 de fevereiro de 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s