Melhorando biografias de mulheres na Wikipédia

Por Cassidy Villeneuve*

Apenas cerca de 17% das biografias na Wikipédia são sobre mulheres. Isto é um problema. Se uma das fontes mais populares de informação em todo o mundo não é representativa para todas as pessoas, os milhões de leitores que fazem buscas na Wikipédia todo mês não estão obtendo a imagem completa do conhecimento por aí.

Como parte do Mês da História das Mulheres, apresentamos o trabalho de estudantes da disciplina de Teoria Feminista da Professora Ariella Rotramel do Connecticut College. Eles melhoraram e criaram artigos da Wikipédia sobre uma variedade de tópicos entre setembro e dezembro do ano passado, incluindo as biografias de três mulheres que, graças a estes estudantes, agora têm artigos da Wikipédia muito mais abrangentes que detalham suas vidas, carreiras e conquistas.

Beatrice Fox Auerbach foi presidente e diretora da loja de departamentos G. Fox & Co., uma pioneira em reforma trabalhista, filantropa e educadora. Durante sua gestão como executiva na G. Fox & Co., de 1938 a 1959, ela lutou por uma semana de trabalho de 40 horas, programas de aposentadoria e infraestrutura que apoiasse as mulheres nos negócios e na administração. Ela vendeu a G. Fox & Co. em 1965, e fez uma conhecida declaração: “Uma coisa de que você pode ter certeza é que não vou gastar em iates e cavalos, mas no benefício do povo”. Ela fundou a Beatrice Fox Auerbach Foundation, uma organização que fez contribuições para hospitais locais e programas educacionais.

Rosemary Park foi uma acadêmica, defensora da educação feminina e presidente de duas faculdades. Ela foi presidente do Connecticut College de 1947 a 1962 e do Barnard College, onde se concentrou em reformar o currículo e encorajar as mulheres a buscar disciplinas nas ciências, acreditando que elas são tão capazes de sucesso quanto seus colegas homens. Ela foi a primeira presidente mulher das duas faculdades. Em 1967, Park se tornou vice-chanceler da Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde o marido era professor. Ela também foi integrante ativa de conselho, consultora, diretora e curadora de várias organizações ao longo de sua vida, como a Escola Mystic Oral para Surdos, o Arboreto de Connecticut e o Colégio Americano para Meninas. Seu artigo da Wikipédia existe graças a um estudante desta disciplina de 2017.

Jewel Plummer Cobb foi uma bióloga, pesquisadora em oncologia, professora, reitora e administradora. Ela defendeu uma melhor representação das mulheres não brancas na academia e, particularmente, nas ciências. Ao longo de sua carreira, ela desenvolveu recursos e programas que apoiavam estudantes e professores não brancos, incluindo programas de bolsas de estudo para estudantes de minorias. A pesquisa de Cobb se concentrou no melanoma em humanos e camundongos e ela recebeu uma série de financiamentos para sua pesquisa em crescimento celular. Ela foi reconhecida por suas contribuições nas ciências, bem como pelos programas que apoiou no Connecticut College e na Universidade Estadual da Califórnia em Fullerton.

Quando os estudantes melhoram a Wikipédia como uma atividade em sala de aula, eles ganham habilidades valiosas e seu trabalho beneficia o conhecimento público sobre tópicos anteriormente sub-representados. Se você quiser saber como se envolver, visite nossa página informativa. Além disso, leia as reflexões da Professora Ariella Rotramel sobre esta disciplina de 2017 aqui.

Cassidy Villeneuve é colaboradora da Wiki Education Foundation.

Imagem: A student in Connecticut College’s GWS 306 stands in front of her poster on Jewel Plummer Cobb.jpg, por Alphareductaze, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

*Este texto foi originalmente publicado no site da Wiki Education Foundation em 15 de março de 2018.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s