Modelo auxilia a criação recursos educacionais abertos (REAs)

Projetos de recursos educacionais abertos (REAs) vêm como uma série de tarefas que ramificam-se em outras, não necessariamente menores e possivelmente mais complexas. Para o projeto como um todo, é preciso planejamento, definir o grupo alvo e por vezes buscar por colaboradores e parceiros. Especificamente para um REA, é preciso estabelecer o tipo e formato, como o vídeo, que também vem com outras tarefas, como roteirizar, produzir e editar. Visualizar e organizar as atividades ganhou uma facilidade com a planilha “Projeto REA” publicada pela Open Education Working Group.

 

 

A Open Education Working Group faz parte da Open Knowledge International, instituição que promove a adoção de práticas abertas na ciência e na educação. A planilha original foi criada em alemão pelos pesquisadores austríacos Sandra Schoen e Martin Ebner. A tradução para o português ficou por conta de Viviane Vladimirschi e Tel Amiel. Segundo publicação no site da Open Education, o objetivo da planilha é dar suporte a professores e outras pessoas que criam materiais educacionais para que eles concretizem as ideias de seus Projetos REAs.

Ainda segundo postagem no site da Open Education, fala-se sobre o objetivo do modelo e da questão que impeliu o seu desenvolvimento: “Como os recursos educacionais abertos são planejados e quais passos seguir? Materiais sobre ‘como fazer REA’ frequentemente focam em questões de licença ou no design didático dos recursos educacionais, mas não no Projeto REA como um todo. Contudo, queríamos algo mais concreto e produzimos um modelo que apoie passo a passo, desde as primeiras ideias, um projeto: o Modelo REA”.

Embora o curso “Introdução ao Jornalismo Científico” já esteja em desenvolvimento, aplicamos a planilha a esse contexto para exemplificar.

Modelo Projeto REA Jornalismo Cientifico

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s