NeuroMat disponibiliza fotografias de São Paulo tiradas por Guilherme Gaensly

* Por Giovanna Fontenelle

A primeira etapa na parceria do Museu Paulista com o NeuroMat em 2018 foi o carregamento de 138 imagens do fotógrafo Guilherme Gaensly no Commons, a plataforma multimídia dos projetos Wiki. Estes arquivos pertenciam ao acervo da instituição e já estavam em domínio público há 20 anos.

O material disponibilizado dividiu-se em dois: fotografias e cartões-postais. Os arquivos do primeiro retratam homens, mulheres e crianças que foram fotografadas por Gaensly. Já os segundos mostram São Paulo no início do século 20, sendo um dos poucos registros fotográficos remanescentes da cidade nesta época.

Entre os cartões-postais, alguns arquivos enviados pelo museu contavam com a captura da parte de trás do objeto, onde as pessoas chegaram a escrever mensagens a destinatários. Entretanto, como o interesse do material se estabelecia no elemento imagético e histórico da obra, optamos por carregar somente o fragmento frontal no Commons, o qual efetivamente retratava a cidade.

Alguns arquivos também mostravam selos e mensagens na própria área frontal do cartão. Parte desses depoimentos são em outras línguas, como inglês e francês. Nesses casos, usuários wiki têm ajudado na tradução, disponibilizando anotações por cima das imagens no próprio Commons.

Guilherme_Gaensly_-_Cantareira_I.,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped)
Cartão-postal com a fotografia “Cantareira I.”, de Guilherme Gaensly, com inscrições em francês (Crédito: Wikimedia Commons/Domínio Público)

Graças ao museu foi possível carregar estas imagens em alta qualidade. Porém, as fotos contavam com detalhes que evidenciavam o processo de digitalização, como a tabela cromática utilizada pelos fotógrafos para medir e identificar as cores em retratos em preto e branco. Aos poucos, usuários do Commons têm ajudado a recortar esses arquivos, deixando em destaque somente a parte da imagem que exibe a foto tirada por Gaensly.

Guilherme_Gaensly_-_São_Paulo_-_Chacara_Dª_Veridiana,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP
Cartão-postal com uma tabela cromática e a foto da Chácara Veridiana, tirada por Guilherme Gaensly em 1900 (Crédito: Wikimedia Commons/Domínio Público)
Guilherme_Gaensly_-_São_Paulo_-_Chacara_Dª_Veridiana,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped)
Cartão-postal sem a tabela cromática, depois da edição feita por usuários do Commos, e a foto da Chácara Veridiana, tirada por Guilherme Gaensly (Crédito: Wikimedia Commons/Domínio Público)

Entre os locais de São Paulo mais importantes retratados nas fotos, estão o Teatro Municipal, a Avenida Paulista, a região da estação da Luz e o próprio Museu do Ipiranga. Certas imagens também mostram outras cidades do estado, como Araraquara e Paranapiacaba.

Guilherme_Gaensly_-_Avenue_Paulista_aSão_Paulo,_Brésil,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped)_(cropped)
Fotografia da Avenida Paulista tirada por Guilherme Gaensly, em 1910 (Crédito: Wikimedia Commons/Domínio público)
Guilherme_Gaensly_-_Brasil_-_estado_de_São_Paulo_Fazenda_Araraquara,_Colheita_do_Café,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped)
Captura fotográfica por Guilheme Gaensly, mostrando uma plantação de café em Araraquara (Crédito: Wikimedia Commons/Domínio público)

Este carregamento foi realizado há algumas semanas. Entretanto, ainda pretende-se aprofundar a categorização dessas imagens no Commons e a propriedade “retrata” no Wikidata, valendo-se de palavras-chave que o museu disponibilizará – termos que a instituição já usa para identificar os elementos das obras no seu próprio banco de dados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s