NeuroMat disponibiliza as pinturas em domínio público do Museu do Ipiranga

* Por Giovanna Fontenelle

O carregamento mais recente da equipe do NeuroMat em parceria com o Museu Paulista foi o das pinturas em domínio público da instituição. No total, 223 itens foram adicionados ao Commons e ao Wikidata.

Em um carregamento anterior, mais de 150 outras pinturas foram acrescentadas. Estes itens participaram, ainda em 2017, de um projeto educacional, no qual alunos da Faculdade Cásper Líbero produziram descrições audíveis de todas as obras.

Dessa vez, as novas imagens também passarão por um trabalho de pesquisa e constituirão, na Wikipédia, o verbete “Eixo Monumental do Museu do Ipiranga”. Esta seção do prédio exibe as principais obras da instituição, como Retrato de Dom Pedro I, de Benedito Calixto, e Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e Seus Filhos, de Domenico Failutti.

Jesus,_Benedito_Calixto_de_-_Retrato_de_Dom_Pedro_I
Retrato de Dom Pedro I, quadro de Benedito Calixto (Crédito: Wikimedia Commons / Domínio Público / Acervo do Museu Paulista da USP)

Para chegar ao total de 223 imagens, a equipe NeuroMat realizou uma pesquisa em busca dos pintores de cada obra. Primeiramente, foi necessário descobrir seus nomes verdadeiros, uma vez que o Museu Paulista só tinha a assinatura de muitos, as quais podem variar desde apenas iniciais, a nomes alternativos e pseudônimos.

Depois, a pesquisa avançou para as datas de falecimento de cada um dos pintores. O museu também não tinha essa informação, a qual seria imprescindível para o carregamento.

Entre os quadros mais ilustres desse carregamento estão Independência ou Morte, de Pedro Américo, e Partida da Monção, de Almeida Júnior. Também foram disponibilizadas 38 pinturas de Adrian Henri Vital van Emelen, especiais por serem retratos de pessoas de classes sociais mais baixas do começo do século 20, que não costumavam aparecer em obras de arte, como ex-escravos, negros e índios.

Mello,_Pedro_Américo_de_Figueiredo_e_-_Independência_ou_Morte_(cropped)
Independência ou Morte, por Pedro Américo (Crédito: Wikimedia Commons / Domínio Público / Acervo do Museu Paulista da USP)

Este carregamento foi realizado por meio das ferramentas de upload Wiki, Pattypan e QuickStatements. Para uma categorização mais completa, fez-se um Léxico, uma planilha codificada, que preenche automaticamente termos que configuram a seção “retrata” do Wikidata e as categorias do Commons de cada imagem.

A próxima etapa na parceria entre o NeuroMat e o Museu Paulista da USP será o carregamento algumas pinturas em CC BY-SA 4.0 de Tarsila do Amaral, Henrique Manzo e José Wasth Rodrigues. Em seguida, os itens da Mapoteca da instituição: cerca de 3.050 mapas, feitos por João Baptista de Campos Aguirra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s