NeuroMat disponibiliza fotografias de São Paulo tiradas por Werner Haberkorn

* Por Giovanna Fontenelle

A segunda etapa na parceria do Museu Paulista com o NeuroMat, em 2018, foi o carregamento de 63 imagens do fotógrafo Werner Haberkorn no Commons, a plataforma multimídia dos projetos Wiki, e no Wikidata. Estes arquivos pertenciam ao acervo da instituição, mas não estavam em domínio público, já que o artista viveu até 1997.

As imagens selecionadas para o projeto retratam somente São Paulo entre as décadas de 1940 e 1960. Historicamente são um dos poucos registros fotográficos remanescentes da cidade nesta época.

Apesar das obras não estarem em livre circulação, foi possível realizar o carregamento através da licença URAA. Essa declaração considera o aspecto da lei que permite o compartilhamento desde que a obra retrate apenas elementos do cotidiano e não tenha uma intenção artística. Além disso, é necessário que a foto seja anterior ao ano de 1996.

Werner_Haberkorn_-_Vista_aérea_do_Centro._São_Paulo-Sp.,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP
Vista aérea do centro da cidade de São Paulo (Crédito: Werner Haberkorn/Acervo do Museu Paulista da USP)

Werner Haberkorn, além de fotógrafo, também era dono do estúdio Fotolabor, que realizava campanhas publicitárias e ensaios fotográficos. Entretanto, nenhuma dessas obras foram colocadas no Commons, já que não estão sob a jurisdição da URAA.

Entre os arquivos carregados, alguns se destacam por exibir locais importantes da cidade de São Paulo. É o caso das imagens que mostram o Aeroporto de Congonhas, o Estádio do Pacaembú e o Vale do Anhangabaú antes da sua reforma, na década de 1980.

Werner_Haberkorn_-_Vista_parcial_do_Vale_do_Anhangabaú._São_Paulo-Sp
Vista parcial do Vale do Anhangabaú, por Werner Haberkorn (Crédito: Werner Haberkorn/Acervo do Museu Paulista da USP)
Werner_Haberkorn_-_Vista_parcial_do_Estádio_Municipal_Paulo_Machado_de_Carvalho_(Pacaembú)._São_Paulo-Sp.,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP
Jogo no Estádio do Pacaembu, fotografado por Werner Haberkorn (Crédito: Werner Haberkorn/Acervo do Museu Paulista da USP)

Neste carregamento, a equipe NeuroMat também iniciou um processo de categorização das imagens no Commons de forma massificada, porém mais profunda. Esse aperfeiçoamento foi possível graças à uma seção do banco de dados do Museu Paulista que reúne termos que descrevem as obras (as “palavras-chave”).

Utilizando uma planilha codificada, conseguimos categorizar rapidamente 268 termos no Commons, que também foram aproveitados para configurar a seção “retrata” do Wikidata de cada imagem.

O carregamento do Haberkorn também foi utilizado para a experimentação de uma nova ferramenta de upload Wiki, o GLAMpipe. Entretanto, esse programa precisará passar por algumas modificações para que a equipe possa utilizá-lo novamente.

Este carregamento do Werner Haberkorn corresponde apenas à primeira parte. Em seguida, realizaremos o upload de 603 imagens do fotógrafo, as quais necessitam ainda mais dessa categorização massificada, devido ao grande número de arquivos. Neste próximo, surgirão fotos da cidade de São Paulo à noite, de Santos e até do Rio de Janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s