Potenciais para o Jornalismo Computacional na Estruturação de Narrativas de Difusão Científica Baseadas em Wikidata: o novo projeto do NeuroMat

 

Wikidata Lab VIII (23).jpg
A bolsista Érica e outros participantes do Wikidata Lab VIII, ministrado por Andrew Lih e Magnus Manske. (Crédito: Wikimedia Commons/Rodrigo.Argenton – Own work, CC BY-SA 4.0)

Olá!

Eu sou Érica Azzellini, a nova integrante da equipe de difusão científica do NeuroMat com a bolsa do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência), da FAPESP. Eu me formei ano passado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e, ao longo da graduação, desenvolvi um grande interesse pela área acadêmica em Comunicação, especialmente pelos estudos relacionados a novas tecnologias.

A minha proposta de pesquisa é explorar narrativas estruturadas no contexto de Jornalismo Computacional, a partir de recursos do Wikidata. Desde maio, tenho me debruçado sobre as atividades do projeto de pesquisa Potenciais para o Jornalismo Computacional na Estruturação de Narrativas de Difusão Científica Baseadas em Wikidata, disponível aqui, e tentado conhecer melhor os projetos em andamento na equipe de difusão que fazem uso das plataformas Wikimedia.

Esse projeto é constituído por duas partes: uma teórica e outra prática, sendo supervisionadas pelos professores Fernando da Paixão e João Alexandre Peschanski.

A bibliografia sobre Jornalismo Computacional e narrativas estruturadas ainda é relativamente limitada no país, principalmente se considerada seu teor interdisciplinar que abarca não somente os estudos de Comunicação, mas também as Ciências da Computação e Ciências Sociais, além de envolver agentes diversos como jornalistas profissionais, acadêmicos, empreendedores e população civil. Com isso, um dos objetivos teóricos do projeto é produzir pelo menos dois artigos acadêmicos envolvendo o assunto, a fim de contribuir com essa bibliografia, tomando como estudo de caso a parte prática do projeto. Também entram no espectro teórico a realização de curso de jornalismo científico e o aprendizado de programação em Lua, linguagem utilizada nos projetos Wikimedia.

Já o aspecto prático do projeto envolve em especial o desenvolvimento de produtos associados a narrativas estruturadas no contexto da iniciativa de difusão científica wiki do CEPID NeuroMat e a produção de material de treinamento no uso do Wikidata para integração com os outros projetos Wikimedia. Nesse âmbito, já foi possível desenvolver rascunhos estruturados para verbetes na Wikipedia de filmes, livros, museus e obras de arte baseados nos dados estruturados do Wikidata e em programação em Lua. O resultado desse trabalho será apresentado no Wikidata Lab IX, em 9/8.  

Esses rascunhos estruturados são um recurso computacional com potencial de facilitação de edições na Wikipédia, uma vez que uma das maiores dificuldades encontradas por wikipedistas iniciantes é saber por onde começar e conseguir identificar qual tipo de informação possui relevância enciclopédica. Ao estruturarmos os rascunhos de verbete, o usuário não precisa se preocupar com a busca por informações básicas que já estão disponibilizadas no Wikidata, podendo focar seu trabalho de edição em aspectos mais analíticos e aprofundados do texto.  

Além disso, estou aprendendo a programar em LUA, linguagem utilizada nos projetos Wikimedia. Para isso, realizei as atividades propostas em eventos anteriores dos Wikidata Labs. Também participei das últimas três edições do evento, ministradas respectivamente pelos wikimedistas Sandra Fauconnier, Célio Costa, Magnus Manske e Andrew Lih.

Assim como a bolsista Giovanna Fontenelle, fui aluna de Ciência Política do professor Peschanski no terceiro ano da graduação na Faculdade Cásper Líbero. Nessa disciplina, contribuímos com edições sobre patrimônios históricos da cidade de São Paulo e eu fiquei responsável por melhorar o verbete do Tendal da Lapa. A partir desta atividade, entrei em contato com as plataformas Wikimedia de forma ativa pela primeira vez e acabei participando também de maratonas de edição realizadas na Faculdade Cásper Líbero.  

Em breve, publicarei outro post só sobre o projeto de rascunhos estruturados que estamos desenvolvendo. Também falarei em mais detalhes sobre os conceitos de Jornalismo Computacional e de narrativa estruturada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s