O formato de arquivo de áudio mais popular do mundo chega à Wikimedia

  • Por Ryan Kaldari, Wikimedia Foundation

O Wikimedia Commons agora suporta o formato de arquivo MP3 recém-livre de patentes; quando carregados lá, eles podem ser usados ​​na Wikipédia e em todos os outros projetos da Wikimedia. Até este mês, nenhum site da Wikimedia apoiava o formato de arquivo de áudio mais popular do mundo, o MP3, porque a tecnologia para codificar e decodificar esses arquivos estava sobrecarregada com patentes restritivas.

Com o vencimento dessas patentes, no entanto, estamos apoiando o envio de arquivos de MP3 para usuários confiáveis ​​no Wikimedia Commons – um repositório de mídia gratuito que hospeda a maioria das imagens, vídeos e gravações de áudio da Wikipédia e de outros projetos da Wikimedia.

A comunidade Wikimedia se preocupa profundamente com direitos autorais e conhecimento livre; de fato, a Wikipedia foi fundada como um projeto de cultura livre e conta com software livre e de código aberto desde seus primeiros dias.

As razões para a posição da Wikimedia no software livre são tanto ideológicas quanto práticas. Ideologicamente, apoiamos a manutenção da Internet e do software que a executam de forma aberta, transparente e disponível gratuitamente. Em vez de jardins murados controlados por um pequeno punhado de grandes empresas, queremos ver a internet continuar a florescer como um recurso público que qualquer um pode participar, com o mínimo de barreiras à entrada (e taxas de licenciamento de software) quanto possível. Na prática, acreditamos que softwares livres e de código aberto oferecem vantagens significativas em termos de segurança e privacidade para nossos usuários.

O problema com os MP3s estava em suas patentes restritivas. Como o MP3 foi coberto por 20 patentes diferentes emitidas ao longo de muitos anos, o formato não ficou livre de patentes até o início deste ano, apesar do fato de a primeira especificação de MP3 ter sido publicada em 1993. Nosso compromisso de liberar A licença gratuita, além da arquitetura monetária e de código aberto, significava que não poderíamos suportar o MP3 até que suas patentes expirassem. Em vez disso, criamos suporte para outros tipos de arquivos gratuitos, como o Ogg Vorbis, o WAV, o FLAC e o MIDI.

A questão do MP3 nos projetos da Wikimedia remonta pelo menos a 2004, quando Jimmy Wales, o fundador da Wikipedia, enviou um email para a lista de discussão da wikitech-l:

A política é que devemos evitar formatos de arquivo que não podem ser usados ​​pelo software livre legal. Sim, podemos fazer concessões especiais em alguns casos especiais. Sim, temos que fazer alguns julgamentos sobre o status das patentes de alguns formatos populares. … Mas é isso que nossa política deve ser (ou seja, o formato pode ser usado pelo software legal gratuito?), E não “qualquer formato de arquivo aberto ou comum”.

Treze anos depois, ficamos felizes em dizer que as patentes de MP3 expiraram. Em preparação para apoiar o formato, nossas equipes de tecnologia realizaram várias discussões com a comunidade de editores voluntários do Commons. Ambos os lados concordaram que o potencial de uso indevido era alto. Os sites da Wikimedia geralmente aceitam apenas arquivos de domínio público ou licenciados livremente. Quase toda a música popular hoje, no entanto, ainda é protegida por direitos autorais.

Com isso em mente, chegamos a um consenso de que o suporte a MP3 será inicialmente limitado a uma pequena implantação apenas no Wikimedia Commons. Dentro disso, apenas um pequeno subconjunto de grupos de usuários (administradores, uploaders estendidos e revisores de imagem) tem permissão para fazer upload de arquivos MP3. Esperamos que este período beta nos permita monitorar os efeitos do lançamento no Commons e adaptar nossa estratégia de acordo antes de permitir o upload de MP3 em outros projetos também.

O Wikimedia Commons também tem outro benefício: como um repositório de arquivos comum para todo o ecossistema da Wikimedia, os arquivos de áudio enviados podem ser usados ​​em todos os outros projetos da Wikimedia.

Esperamos que o nosso apoio ao MP3 facilite a contribuição dos nossos usuários para o conteúdo de áudio dos projetos – sejam eles pronúncias de palavras para Wikcionário, audiolivros para Wikisource ou gravações de música clássica para a Wikipédia.
Aqui estão alguns dos primeiros arquivos MP3 que foram enviados ao Commons até o momento. Aprecie!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s