Transformando os estudantes e o mundo: por que os instrutores continuam a ensinar com a Wikipédia

  • Por Helaine Blumenthal

A cada semestre, praticamente todos os instrutores que participam do nosso programa em sala de aula (entre 97 e 99%) indicam que eles realizarão outra atividade Wikipédia em breve. Embora tenhamos prazer em relatar esse sucesso ano após ano, uma história muito mais interessante é por que tantos instrutores adotam a tarefa da Wikipédia como uma estada principal de seus cursos. Incorporar uma tarefa da Wikipédia em um curso pode ser assustador. Contribuir para a Wikipédia não é familiar para a maioria dos instrutores e alunos. É tecnicamente exigente e as políticas da Wikipédia podem ser esmagadoras. Embora os desafios de executar uma tarefa da Wikipédia não devam ser subestimados, as recompensas são múltiplas, como nossos instrutores e alunos transmitiram na pesquisa de instrutor da primavera de 2018.

Vários de nossos instrutores observaram que, quando os alunos contribuem para a Wikipédia, eles não ganham expertise apenas em uma área específica, mas se sentem especialistas. De acordo com dois instrutores diferentes, “Eles conseguiam ver a si mesmos como conhecedores de tópicos sobre os quais se importavam profundamente e usavam isso para orientar sua edição. Isso levou ao aumento da auto-eficácia”. “Os estudantes estavam se comportando como verdadeiros acadêmicos; foi um prazer assistir”.

Quando os alunos contribuem para a Wikipédia, eles são responsáveis ​​por seu trabalho de uma forma que raramente encontram em trabalhos mais tradicionais. É essa responsabilidade que confere um sentimento de especialização aos alunos. Os alunos sabem que seu trabalho pode ser visto por milhões e, como resultado, estão motivados para acertar. Nas palavras de um instrutor, “os alunos realmente gostam que o papel deles acabe ajudando as pessoas em vez de coletar poeira na minha gaveta. Isso realmente os motiva a ser o melhor de si”.

Nervoso, como este novo nível de responsabilidade pode ser, os alunos ganham um grande senso de orgulho e confiança em suas próprias habilidades como estudiosos quando contribuem para a Wikipédia. Como um instrutor coloca, “Eles ganharam tanta confiança quanto eles tornam o conhecimento que adquirem através de suas próprias pesquisas”. Embora o tópico que eles exploram possa ser obscuro, a Wikipédia é um nome que todos os estudantes conhecem intimamente. “Como todos os alunos a usam tão extensivamente”, observou um instrutor, “é o único lugar em que eles podem realmente contribuir para o campo de uma forma que eles já compreendem e apreciam”.

Como especialistas em qualquer profissão lhe dirão, raramente é um projeto entregue e nunca mais revisado ou revisitado. Especialização é frequentemente um processo colaborativo que requer amplo conhecimento de um campo, bem como uma compreensão altamente focada de um tópico especializado. “Ao contribuir para a Wikipédia”, observou um aluno de nosso programa em sala de aula, “aprendi que a escrita deve ser um processo contínuo de edição e não é finita. A escrita deve ser feita em fases e não de uma só vez. Este projeto me ajudou a perceber que sempre há melhorias a serem feitas na minha escrita”.

A tarefa da Wikipédia prepara os alunos para saber como os projetos provavelmente serão conduzidos em suas futuras carreiras. Nas palavras de um instrutor, “A tarefa da Wikipédia é extremamente útil para os estudantes encontrarem feedback do mundo real sobre seu trabalho. Como um estudante de uma antiga turma colocou, “esses wikipedistas não brincam. Se seu material for fraco, ele será excluído. Isso ajuda a entender qual é a medida do trabalho profissional”.

Ao longo de suas carreiras acadêmicas, os alunos são ensinados para escrever de forma persuasiva. O trabalho tradicional deve conter uma tese que o aluno elabora tirando conclusões de diferentes fontes de informação. Ao contribuir para a Wikipédia, os alunos são desafiados a fazer o oposto. Eles devem relatar “apenas os fatos” e simplesmente resumir as fontes em vez de combiná-las em um argumento abrangente. De acordo com um aluno, “Outros ensaios geralmente me faziam ler uma ou duas fontes principais e depois discutir um ponto, enquanto que para o meu artigo eu tinha que reunir fatos de todo e apresentá-los a alguém não familiarizado com o tópico de maneira imparcial”.

Longe de privar os alunos de uma chance de pensar criticamente sobre um assunto, a tarefa da Wikipédia permite que os alunos examinem um tópico com uma lente integrativa. Como um instrutor escreveu: “Uma coisa que descobri foi que os alunos eram mais capazes de fazer conexões entre tópicos do que em outras tarefas. Tirar informações de uma tarefa e usá-la para adicionar conteúdo a um artigo da Wikipédia tangencialmente relacionado, sem que isso tenha ocorrido em várias ocasiões”. Outro instrutor escreveu: “Os alunos muitas vezes podem se sentir intimidados pelo conteúdo e, consequentemente, pela memorização e regurgitação. A natureza da edição da Wikipédia requer um pensamento integrador e uma consideração cuidadosa da maneira como as idéias são comunicadas ”.

Aprender a comunicar idéias de maneira imparcial ensina os alunos a examinar o viés em sua própria argumentação. Eles começam a pensar em como eles, como autores, incorporam preconceitos em sua própria escrita e como discernir preconceitos na escrita de outros. “Eu acho que a Wikipédia definitivamente fez meus alunos pensarem criticamente sobre acesso à informação, preconceitos e opiniões na apresentação de informações, e como apresentar informações científicas de forma eficaz para o público em geral”, observou um instrutor.

Embora a maioria de nossos alunos não contribua com a Wikipédia continuamente, a tarefa da Wikipédia permite que, mesmo que por alguns meses, desenvolva uma voz autoritária e lide com a responsabilidade e as recompensas que acompanham o compartilhamento de informações com o público. Como de costume, nossos alunos colocaram o melhor. “Estou muito feliz por termos feito a tarefa da Wikipédia. Adoro artigos, mas gosto de sentir que estou contribuindo para algo de alguma importância além da sala de aula, quer isso signifique procurar publicações ou algo mais nesse sentido. Eu amo que eu possa entrar na Wikipédia e ver o meu trabalho olhando de volta para mim, sabendo que qualquer outra pessoa no mundo que olhe isso verá a mesma coisa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s