Wikimedia junta-se à Partnership on AI para promover o uso mais equitativo de sistemas inteligentes

artificial-intelligence-2228610_1920

A nova aliança verá a Wikimedia juntar-se a uma coalizão de parceiros que trabalham juntos para entender melhor e redigir as melhores práticas sobre o impacto das tecnologias de inteligência artificial nas vidas das pessoas e no planeta.

A Fundação Wikimedia juntou-se à Partnership on AI, uma organização que reúne acadêmicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil, empresas que criam e utilizam a tecnologia da inteligência artificial (I.A. no acrônimo em português) e outros grupos que trabalham para entender melhor os impactos da I.A.

A Partnership on AI reúne organizações comerciais e sem fins lucrativos para estudar e formular as melhores práticas em tecnologias de IA. Seu trabalho inclui servir como uma plataforma aberta para discussão e engajamento sobre a IA e suas influências nas pessoas e na sociedade.

“A Wikimedia está consciente da necessidade urgente de construir fundações equitativas para a IA. Compreender como os sistemas inteligentes influenciam o modo como trabalhamos e aprendemos é fundamental para garantir que o conhecimento seja livremente acessível a todos, e que preconceitos e potenciais impactos negativos da IA ??sejam mitigados”, disse Dario Taraborelli, Diretor, Chefe de Pesquisa da Fundação Wikimedia.

Como hospedeiro da Wikipédia, a enciclopédia on-line de livre acesso do mundo, a Wikimedia participará ativamente dos grupos de trabalho da Partnership AI, garantindo que as melhores práticas de sistemas de inteligência artificial aplicadas à criação de conhecimento colaborativo possam contribuir para o avanço das melhores práticas no campo.

Em particular, a Wikimedia Foundation trabalhará em estreita colaboração com o grupo de trabalho justo, transparente e responsável da inteligência artificial para identificar as melhores práticas para eliminar informações ou dados potencialmente tendenciosos, na esperança de criar sistemas de inteligência artificial mais justos e equitativos.

A Wikimedia Foundation usa uma variedade de sistemas de IA para apoiar o trabalho de nossa comunidade de voluntários. Como parte dessa parceria, a Fundação ampliará a experiência do pesquisador principal Aaron Halfaker e do pesquisador sênior de design Jonathan Morgan para fazer parte do grupo de trabalho Inteligência Artificial Justa, Transparente e Responsável.

* Texto traduzido do original em inglês, publicado pela Fundação Wikimedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s