Resumo da comunidade: as exposições virtuais ajudam a tornar as obras de arte estónias acessíveis a todos; novidades em breve

A comunidade da Wikimedia na Estônia fez parcerias com vários museus no país para ajudar a revelar suas coleções através de projetos da Wikimedia. A primeira exposição de arte virtual, com foco na arte da Primeira Guerra Mundial, obteve sucesso sem precedentes na Wikipédia estoniana. Além disso, as notícias resumidas desta semana incluem atualizações sobre o mais novo coordenador de estrelas da Wikipédia , um evento WikiGap na Macedônia e uma turnê do Wiki Loves Jules Verne na Alemanha.

Enquanto os museus da Estônia possuem quase nove milhões de itens, apenas 3,5% deles são exibidos em exposições. O caso não é significativamente diferente em outros países: os museus têm um espaço de exibição limitado e só podem abrir uma fração de suas coleções para o público em algumas ocasiões. Muitos dos itens preservados podem até mesmo nunca deixar suas salas de armazenamento, às vezes deixados em condições de baixa temperatura e umidade. Em algumas ocasiões, as coleções não exibidas incluem o trabalho de artistas conhecidos.

Começamos a envolver ativamente os museus em 2017, o que nos ajudou a colaborar em vários projetos. O Tartu Art Museum, o segundo maior museu de arte da Estônia, foi um dos primeiros a aderir à iniciativa. Usamos a oportunidade de apresentar as obras carregadas como parte do projeto Europeana 1914-1918, que permite aos leitores da Wikipédia examinar mais de perto a possível influência da Primeira Guerra Mundial na arte estoniana.

Os anos decisivos anteriores à Independência: Momentos da arte estoniana de 1914-18, nossa primeira exposição virtual, estão divididos em três seções: introdução, galeria de imagens e um livro de visitas. 46 peças de arte são exibidas na galeria de imagens das coleções do Museu de Arte de Tartu e do Museu de Arte da Estônia, acompanhadas de descrição em inglês, finlandês e estoniano.

Ajudado por vários wikipedistas, o autor deste post trabalhou com Merli-Triin Eiskop, do Museu de Arte de Tartu, e Stina Sarapuu, do Museu de Arte da Estônia, para reunir as peças.

A digitalização ajuda a obter mais obras de arte vistas pelo público. No entanto, levaria muito tempo até que muitas peças ficassem on-line. Mesmo quando as pessoas estão prontas para se voluntariar, ainda não é normal que os museus estejam dispostos a compartilhar suas reproduções originais com o mundo, não apenas limitando-as a amostras reduzidas.

Quando chegamos ao ponto em que as imagens não estão mais trancadas, surge outro desafio. Como podemos apresentar este material e construir contexto para isso?

É aqui que a Wikipédia pode entrar – não apenas a enciclopédia on-line, mas todo o movimento da Wikimedia, junto com a comunidade que a mantém em funcionamento. Até agora nos concentramos em coletar imagens e arquivos de mídia. Quando os museus estão prontos para fornecer algumas imagens, nós os levamos felizes para o Wikimedia Commons, o repositório de mídia gratuito, e os vinculamos aos itens de dados no Wikidata. Com mais museus doando suas coleções, não será apenas mais difícil mostrar as obras de arte, mas sim fazer qualquer coisa com os arquivos depois de carregá-los.

Com a digitalização e com o compartilhamento aberto, estamos nos movendo rapidamente para uma era em que grande parte da cultura humana será livremente acessível a todos os seres humanos. Isso nos permite pisar nos ombros de nossos precursores e chegar ainda mais alto.

Mas isso também coloca novos desafios. Será que nos certificaremos de que esta informação é de fato disponibilizada para reutilização, para que possamos realmente desenvolvê-la? E podemos fornecer as formas de contornar isso para que ele seja organizado de forma significativa e possa ser encontrado pelas pessoas que o procuram?

Ivo Kruusamägi, Wikimedian da Estónia

Em resumo

A Biblioteca da Wikipédia nomeia Krishna Chaitanya Velaga como coordenadora de estrelas: Krishna Chaitanya Velaga foi nomeada pela Biblioteca da Wikipédia (TWL) como coordenadora principal de janeiro a março de 2018, por seu trabalho dedicado que inspirou a criação da Biblioteca Hindi da Wikipédia. Velaga se envolveu em várias atividades de divulgação e parceria para apoiar a criação de novas filiais da TWL em seu país.

Velaga lembra que ele encontrou sobre a Biblioteca da Wikipédia na época em que começou a editar a Wikipédia. Isso foi resultado de sua busca para contribuir com artigos de história militar na Wikipédia. Velaga ingressou no programa como usuária quando recebeu acesso a quatro publicações que a ajudaram a escrever sobre a história militar. Ela usou este material para melhorar um artigo em destaque, além de vários artigos da Classe A.

Velaga então percebeu que não tinha editora na Índia que fizesse parceria com a TWL. Ela se inscreveu como coordenadora de parcerias e falou em várias conferências, incluindo a Conferência da Wikipédia em Hindi e o OpenCon 2018 em Nova Delhi, que ela ajudou a organizar.

Como coordenadora de divulgação, a Velaga está atualmente tentando difundir a conscientização sobre a necessidade de fontes confiáveis. Ele também está tentando estabelecer uma nova parceria com o British Council na Índia para um novo programa de acadêmicos visitantes e liderar dois cursos de treinamento 1Lib1Ref na Índia.

Grupo de Conhecimento Compartilhado na Macedônia realizará seu primeiro evento WikiGap em Skopje: em 20 de junho de 2018, o grupo de Conhecimento Compartilhado na Macedônia realizou uma grande edição em Skopje como parte da iniciativa WikiGap para ajudar a aumentar a diversidade de gênero na Wikipédia. O evento contou com a presença de 50 participantes que trabalharam na melhoria de 100 artigos na Wikipédia macedônia.

“Nós nos concentramos em criar uma lista de mulheres da Macedônia que tiveram um impacto na vida social, cultural e pública”, nos contou Toni Ristovski, da Shared Knowledge. “O evento foi lançado sob o título” Mulheres proeminentes da Macedônia. “Usamos a Enciclopédia Macedônia como fonte principal, que nos deu material para mais de 400 biografias de mulheres, dos quais dois terços não existem na Wikipédia macedônia. Então, o foco principal dessa edição era criar perfis femininos e compartilhá-los com o mundo.

O evento de quatro horas foi realizado em colaboração com a embaixada sueca em Skopje, a ONU Mulheres e o Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais.

Um grupo de fãs do Wikimedista Jules Verne faz um tour para explorar sua herança: De 4 a 6 de maio de 2018, um grupo de pesquisadores, bibliotecários, editores e wikimedianos se reuniram em Braunschweig, Alemanha, para explorar os caminhos e a herança de Jules Verne.

O simpósio teve lugar no encantador edifício da Braunschweigische Stiftungen, a Gerloffsche Villa, e foi organizado pela Wikimedian Brunswyk e apoiado pela Wikimedia Deutschland em colaboração com a Stiftung Braunschweigischer Kulturbesitz e a Jules-Verne-Club Bremerhaven. Leia mais sobre o evento na Wikipédia em alemão.

Samir Elsharbaty, escritor, comunicações
Fundação Wikimedia

* Texto traduzido do original em inglês, publicado pela Fundação Wikimedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s