Como a realidade virtual ajudou Clemson Tigers a chegar à final do futebol americano universitário

*Por Thais May Carvalho

O time de futebol americano da Universidade de Clemson chegou à final do campeonato de futebol americano universitário em quatro dos últimos cinco anos, e conseguiu vencer dois títulos nacionais. Parte desse sucesso, segundo o técnico dos Tigers, Dabo Swinney, se deve a adoção de recursos tecnológicos por parte do time, entre eles, a realidade virtual.

Desde 2015, Clemson utiliza o serviço da Strivr para fazer simulações de situações do jogo com a realidade virtual, que é uma tecnologia de muita imersão, então a sensação é de o atleta está realmente em campo. Essa tecnologia consiste em um óculos de RV, fones de ouvido, um controle e uma câmera 360 graus que capta as jogadas a partir da linha de scrimmage. 

Tão importante quanto o preparo físico para um jogo de extremo contato, a preparação mental é essencial para os atletas de futebol americano. Por isso, a realidade virtual pode auxiliar jogadores de qualquer posição a simularem situações que ocorrem durante uma partida, como os bloqueios, a blitz, as pressões e os posicionamentos de ataque e defesa, por exemplo. No entanto, ela é especialmente útil ao quarterback. Segundo Swinney, Clemson possui mais de 4 mil jogadas no sistema de RV para que os QBs possam estudar o livro inteiro de jogadas do próprio time e das defesas adversárias..

Essa tecnologia permite que os jogadores treinem em um ambiente controlado e sem contato físico, conservando seus corpos para o dia do jogo. Além disso, ela proporciona um maior número de repetições em menor tempo, deixando, assim, as seções de estudos e treinos mais ágeis.

Em um jogo tão estudado como o futebol americano, qualquer diferencial que se tenha sobre os adversários tem um grande impacto durante a temporada. O sucesso de Clemson Tigers nos últimos anos mostra como a tecnologia (nesse caso, a realidade virtual) pode contribuir para a evolução do esporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s