Curso de Jornalismo Científico na Wikiversidade: o novo projeto do NeuroMat

*Por Miréia Figueiredo

Olá!

Meu nome é Miréia Figueiredo, sou jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e estudante de História na Universidade de São Paulo. A partir do início deste mês, passei a integrar a equipe de difusão científica do NeuroMat com o objetivo de desenvolver um curso de jornalismo científico na plataforma da Wikiversidade.

O curso em questão foi criado em 2017 pelo bolsista, também do núcleo de difusão, Daniel Dieb. Assim, no que diz respeito às minhas atividades práticas, não terei que direcionar tanto tempo na elaboração da estrutura do programa de aulas, podendo me concentrar em produzir os conteúdos dos módulos já criados. Para isso, farei uso de texto, vídeos, gráficos e questionários. 

Curso de Introdução ao Jornalismo Científico criado por Daniel Dieb, em 2017, na Wikiversidade

Esse curso tem como foco auxiliar na formação complementar de comunicadores e daqueles interessados em divulgação científica. E, na minha opinião, se relaciona com o seguinte pensamento do físico Ernst W. Hamburger, expresso em entrevista ao CEPID NeuroMat, em 2018: “A comunicação da ciência não é um processo científico, é um processo social”. Considero esse um dos preceitos básicos do projeto: contribuir, em alguma medida, com a socialização do conhecimento científico.

A plataforma escolhida, a Wikiversidade, corrobora com uma proposta de aprendizagem colaborativa. Pois permite que os conteúdos sejam editados voluntariamente pelos usuários e também disponibiliza o conhecimento de maneira aberta e gratuita. Este tópico poderá ser mais abordado na parte teórica do meu trabalho, na qual pesquisarei quais são as medidas adotadas na comunicação para combater a desinformação científica. Por fim, reunirei as informações obtidas a partir de uma revisão de literatura em um artigo.

Durante os próximos seis meses aqui no NeuroMat terei minhas atividades supervisionadas pelo professores Fernando da Paixão e João Alexandre Peschanski, este último, que me deu aulas de Ciência Política no terceiro ano da faculdade de jornalismo. Comentarei por aqui, no Traço de Ciência, semanalmente os encaminhamentos do projeto. 

2 comentários em “Curso de Jornalismo Científico na Wikiversidade: o novo projeto do NeuroMat”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: