Apresentação do projeto: os primeiros passos da pesquisa

*Por Miréia Figueiredo

Nessa semana, apresentei o meu projeto em uma reunião online para a equipe de difusão. Estou na fase inicial da pesquisa e contei tanto sobre qual será minha produção prática quanto teórica. Como já comentado aqui no meu primeiro post, meu projeto prático será dar continuidade ao curso de Introdução ao Jornalismo Científico criado pelo bolsista Daniel Dieb, em 2017, na plataforma da Wikiversidade.

O artigo que irei escrever como resultado das minhas investigações teóricas será orientado em torno da seguinte pergunta: quais são as medidas do jornalismo científico para combater a desinformação científica? A segunda parte da questão ainda não é definitiva, gostaria de abordar no meu artigo tanto fake news científicas quanto as pseudociências. Mas ainda preciso ler mais materiais a respeito do assunto para me certificar que ambos conceitos podem ser agrupados na noção de “desinformação científica”.

Ter apresentado o projeto assim no começo foi uma experiência diferente das que eu já tinha passado com outras pesquisas, normalmente, apresentando-as depois de já ter elaborado os resultados finais. A participação dos meus colegas foi bem legal também, eles me deram sugestões do que abordar no artigo e possíveis relações com conteúdos que eu ainda não tinha considerado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s