Conectivismo na educomunicação

*Por Miréia Figueiredo

Na última reunião da equipe de difusão (6/8), o pesquisador Daniel Dieb apresentou a pesquisa que desenvolveu em 2017. O antigo bolsista do NeuroMat foi responsável por criar o curso de Introdução ao Jornalismo Científico na Wikiversidade, o qual darei continuidade à produção de conteúdos.

Durante sua fala, Daniel contou das dificuldades do projeto, que se relacionavam, principalmente, com a estrutura do curso e a parte de programação dos módulos. Foi necessário buscar cursos em outros idiomas na plataforma para que fosse escolhido o melhor modelo, aquele que incluísse texto, foto, vídeo e quiz. Além disso, ele compartilhou que acreditava na participação dos usuários para a elaboração do curso, algo que, mais tarde, em sua opinião, se mostrou pouco realista.

O curso tem o objetivo de ensinar os alunos na prática, por isso a escolha de uma plataforma wiki (aberta à edições voluntárias) foi um item bastante considerado durante a execução do projeto. Uma vez finalizado, o curso também pode servir de ponto de discussão entre os usuários. Assim, foram discutidos os encontros do conectivismo – teoria de aprendizado baseada na premissa de que o conhecimento está disponível no mundo de forma conectada em rede – com a educomunicação, um campo que pensa as relações das mídias com o aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s