O que dizer sobre revisão por pares?

*Por Miréia Figueiredo

Hoje, tive uma reunião com Fernando da Paixão para pensarmos o conteúdo da aula sobre revisão por pares do módulo 3. Ética da Ciência. Segundo Fernando, posso concentrar a questão central da aula na explicação da importância desse procedimento para a produção científica.

Nessa semana, também conversei com Claudia Vargas para elaborarmos a aula sobre protocolos éticos em pesquisas experimentais. Conhecer o trabalho dos comitês de ética das principais instituições de pesquisa foi um direcionamento recomendado.

Ao contrário dos outros módulos, nos quais os pesquisadores entrevistados cederam depoimentos específicos sobre as aulas, neste, tanto a participação de Fernando quanto a de Claudia foi mais no sentido de me orientar com possíveis tópicos a serem abordados. Assim, ainda terei que ler alguns materiais para conseguir desenvolver os textos.

Penso que esse será o módulo mais difícil de ser produzido. Não à toa foi escolhido para ser escrito por último. Caso enfrente muitas dificuldades ao longo do processo, posso fazer o que Claudia me sugeriu e entrevistar um pesquisador de alguma entidade parceira que tenha conhecimento aprofundado sobre o tema em questão.

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