A curiosidade que move o mundo

*Por Carolina Salles Carvalho

“O conhecimento em si mesmo é um poder”. Começo o texto com essa frase atribuída ao filósofo Francis Bacon e que faz parte do módulo 2 (História da Ciência e da Tecnologia) do curso de “Introdução ao Jornalismo Científico”, recentemente concluído por mim. Nessa etapa, o curso nos convida a fazer um sobrevoo sobre a história da ciência e dos recursos que o homem lançou mão para entender o mundo, registrar os acontecimentos, intervir sobre a realidade e transmitir o que se sabia para as gerações futuras.

Escolhi a citação porque o conteúdo apresentado me fez pensar em como, desde as antigas civilizações orientais até a Europa medieval dominada pela Igreja Católica, o conhecimento e as tecnologias para divulgá-lo foram propositalmente restritos pelos governantes ávidos por se manterem no poder e, supostamente, agradar aos deuses (independentemente para quem se reza).

Também é interessante pensar como o homem buscou soluções, guiado pela lógica, por crenças e valores tão diversos. Chegamos até aqui movidos pela curiosidade em relação à vida e pela criatividade mesmo contando com recursos parcos para encontrar respostas (impulsionados, há que se dizer, por incontáveis guerras também). Só mais um dos nossos paradoxos.

Destaco, ainda, a presença da ciência islâmica como um dos assuntos mais interessantes dessa etapa, já que, até então, pouco sabia sobre a contribuição muçulmana em diferentes áreas. Por fim, na parte prática, o módulo pedia que a gente contribuísse complementando os verbetes da Wikipédia, existentes dentro da categoria “História da Ciência”. Um dos tópicos em que colaborei foi o de “alfabetização científica”, apresentando o conceito de “cultura científica”, proposto pelo cientista Carlos Vogt.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: