O que muda ao escrever um texto jornalístico?

*Por: Monique Sampaio

Dentre as várias atividades da semana, modifiquei um texto que escrevi em formato de resumo narrativo para o padrão jornalístico. O trabalho inicial consistia nos meus esforços iniciais para compreender a pesquisa sendo desenvolvida pelo Grupo de Redes Sociais do CEPID/Neuromat.

A principal mudança que fiz foi a utilização de contexto e informações externas, a fim de que o texto passasse a ter valor público e fizesse eventuais leitores compreenderem por que a pesquisa é relevante e possui impacto. Por sua vez, o texto inicial abordava como o Grupo de Redes Sociais estuda a identificação de comunidades no Twitter por meio da estatística. O trabalho era sobretudo descritivo.

Ao realizar a transposição para a linguagem jornalística, pesquisei dados referentes ao acesso à internet no Brasil, usuários nacionais no Twitter, qual a porcentagem da população que se informa via redes sociais, dentre outros. Por fim, relacionei essas informações com o trabalho de pesquisa sendo desenvolvido.

O exercício está sendo interessante pois a linguagem jornalística me parece trazer mais amplitude e ser mais abrangente se comparado ao resumo narrativo, que era sobretudo técnico e descritivo. Essa mudança me faz refletir sobre o próprio ofício jornalístico e quais as diferenças entre este e a atividade acadêmica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: