Em clima de retrospectiva: a gravação da entrevista com o professor Wojciech Szpankowski

por Isabela Tosta Ferreira

Avaliando as últimas postagens do blog, percebi que não comentei o processo de gravação com o professor Wojciech Szpankowski.

O professor Szpankowski me concedeu uma curta entrevista no dia 24 de Outubro, onde falou sobre o papel da Matemática na Neurobiologia, os próximos passos para as estruturas de ordem superior na modelagem de sistemas neurais e o que poderíamos esperar do seu webinar em Novembro.

Apesar da fluência em inglês, é preciso confessar que ela não é suficiente para entender de maneira total os temas que os pesquisadores trazem a tona nas suas falas.

O professor Szpankowski, como ele mesmo menciona na entrevista, está mais ligado à matemática e à ciência da computação. Por essa razão, senti uma dificuldade maior em conseguir acompanhar e realmente compreender o que o professor trouxe nas suas respostas.

De maneira geral, o pesquisador comentou que a matemática e o “cérebro” têm duas metodologias diferentes; a matemática é uma ciência mais dedutiva, enquanto que a neurobiologia é física, e portanto experimental e mais indutiva.

Assim, o professor elogiou o pesquisador Antonio Galves – diretor do CEPID NeuroMat – e toda a equipe de pesquisa, por proporem aliar a matemática à neurociência, trazendo rigor matemático e estatístico aos procedimentos experimentais da neurobiologia.

Foi um prazer conversar com o professor Wojciech, não só pelo ponto de vista acadêmico mas também pela sua simpatia e disposição para conversar comigo.

A entrevista está disponível no YouTube com legendas automáticas em inglês, mas pretendo legendar os vídeos para que se tornem acessíveis também em português.

Deixe um comentário