As imagens sonoras

*por Luis Henrique dos Santos

A leitura desta semana foi o artigo “Imagens sonoras: potencialidade de sentido das produções sonoras veiculadas no rádio e em podcasts”, de Graziela Valadares Gomes Mello Vianna, publicado na revista Interin, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Nele, a pesquisadora recorre a autores como Pierre Schaeffer e ao conceito de “imagem sonora” para discutir a potencialidade de sentido sugerida pelo som.

Foi o meu primeiro contato com esse conceito, revisado no texto ao lado de outros termos próximos, como “objeto sonoro” e “imagem mental”. Para defini-lo, a autora apresenta uma comparação de autoria de Schaeffer (1970), que assemelha às imagens sonoras a sensação de escutar o mar quando se aproxima o ouvido de uma concha.

O artigo também incorpora contribuições mais recentes sobre o tema, de autores como Vincent Tiffon e Pierre Mariètan, que investigam a importância do som na definição de aparências e espaços contemporâneos, a partir de fenômenos como a reverberação, por exemplo.

Ao longo da leitura, busquei utilizar etiquetas para categorizar alguns trechos que podem ter finalidade para o meu projeto em algum momento. Trata-se de um método apresentado em uma das reuniões de pesquisa e que vem se mostrando um exercício interessante de revisão e fichamento.

Deixe um comentário