Ética na Ciência

*por Luis Henrique dos Santos

Na última terça-feira (16), ainda como parte das tarefas propostas pelo curso de Introdução ao Jornalismo Científico, foi a vez de entrevistar o pesquisador Marcelo dos Santos Marcelino, doutorando em Mídia e Mediações Socioculturais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre questões éticas relacionadas ao seu trabalho científico.

Ao longo da conversa, o cientista traçou um breve panorama de sua área de estudo em Comunicação, apresentando o seu projeto atual de análise de narrativas e biografias midiáticas de jovens investidores-empreendedores em um contexto de biopolítica neoliberal. De acordo com o pesquisador, especialmente por se tratarem de conteúdos de caráter biográfico, os protocolos éticos científicos requerem um rigor ainda maior.

Por exemplo, a narrativa de superação e sucesso da empresária Luiza Trajano foi o seu objeto de pesquisa enquanto mestrando. Neste trabalho, investigou como usos e jogos do memorável ― na forma de discursos e imagens ― podem contribuir para a produção de sentidos de uma subjetividade empreendedora na sociedade brasileira, em um movimento de mudança cultural.

A entrevista completa será disponibilizada nos próximos dias, na plataforma do Wikimedia Commons.

Deixe um comentário