O que os jornalistas devem saber sobre a Wikipédia? Um webinar da NewsU do Instituto Poynter

Navy diver enters water during POW/MIA recovery mission
Crédito: Brett Cote / Wikimedia Commons / Domínio público

Alguns fatos básicos

  • Pessoas ao redor do mundo visitam sites da Wikimedia 15.000.000.000 vezes por mês, ou 6.000 visitas por segundo, a cada segundo do dia. É o quinto maior site do mundo, segundo Alexa.
  • Mais de 200.000 colaboradores em todo o mundo são voluntários a cada mês para melhorar a Wikipédia, por meio de edição, tradução, codificação – todo o código é de código aberto – corrigindo bugs ou uma série de outras maneiras de se envolver.
  • E há quase 300 edições de idiomas da Wikipédia, abrangendo desde Адыгэбзэ até Žemaitėška.

Usando a Wikipédia como uma fonte

Uma pergunta comum que costumamos fazer é “Devo citar a Wikipédia diretamente como fonte?” A resposta para isso é um retumbante não. A Wikipédia é um recurso e é incrivelmente útil em conjunto com outros recursos. Mas, como qualquer outra fonte terciária, a Wikipédia pode apresentá-lo a um tópico. Recomendamos que você siga as citações listadas na parte inferior da maioria dos artigos e cite-as. Ainda assim, se você tiver que citar um artigo da Wikipédia, use um “link permanente“, disponível na barra lateral esquerda do site para computadores, para que seus leitores leiam a mesma versão do artigo como você fez.

Como posso confiar na Wikipédia se alguém puder editar?

Embora haja vandalismo na Wikipédia, muitas vezes é revertido incrivelmente rápido – na maior parte do tempo, em minutos. Existem ferramentas que ajudam os editores a determinar se as informações são tendenciosas ou não.

O jargão: notabilidade, conflito de interesses, edição paga

  • Notabilidade: os artigos da Wikipédia abrangem tópicos notáveis, que são coisas que ganharam atenção suficiente por terem uma variedade de fontes confiáveis.
  • Conflito de interesses: Isso significa que você é fortemente desencorajado contra a edição de páginas sobre coisas com as quais você está conectado em alguma função oficial. Isso inclui pessoas e organizações.
  • Editores pagos: as pessoas podem ser pagas por alguém para editar a Wikipédia, mas geralmente são desencorajadas a fazê-lo. Se alguém for pago para editar, estará sujeito a várias restrições e terá de divulgar todas as informações relevantes – financiadores, clientes, seu empregador, etc. – publicamente.

O que você deve fazer se quiser uma atualização para uma página sobre você ou sua organização?

  • Crie uma conta, o que não mostra o seu endereço de IP e permite que os editores lhe enviem notificações.
  • Encontre a página “Discussão” do artigo e poste sua mensagem lá. Você vai querer incluir algumas coisas:
    • Citações de fontes confiáveis ​​que suportam sua nova informação
    • “{{Helpme}}”, com esses colchetes, por isso é sinalizado pela atenção dos editores voluntários da Wikipédia.
    • Uma assinatura no final da sua mensagem digitando quatro tis (“~~~~”). Sim, é estranho.
  • Esteja preparado para discutir suas alterações propostas.

O que você deve fazer se quiser um novo artigo sobre sua organização?

  • Veja a política de notabilidade extremamente detalhada da Wikipédia para organizações digitando “WP: ORGCRIT” na barra de pesquisa. Sua organização pode não ser notável.
  • Se for notável, leia as FAQs da Wikipédia para organizações com muito cuidado. Embora você possa criar um artigo para sua organização, ele é altamente desencorajado. Recomendamos que você espere que os editores da Wikipédia criem a página. Ainda assim, se estiver determinado, você deve consultar o artigo “assistente”. Verifique se você divulgou seu relacionamento com seu empregador em sua página de usuário pessoal e se escreveu e edita:
    • São neutros e cobrem o bem e o mal da história de uma organização
    • São conteúdos originais
    • E cite fontes confiáveis ​​independentes, especialmente aquelas que estabelecem a notabilidade da sua saída.
    • Por último, não tenha medo de modelar a página de artigos similares da Wikipédia, usando-os para ter ideias sobre o que incluir, como formatar citações e muito mais.

Usando a  Wikipédia como um recurso

  • Clique na guia “histórico” em qualquer página para ver quem editou a Wikipédia e quais alterações foram feitas. Você pode usar essas páginas para visualizar e examinar todas as edições já feitas na Wikipédia. Advertência: a privacidade é importante e você não precisa ter uma conta para editar a Wikipédia.
  • Tornamos públicos todos os dados da visualização da página. Você pode ver o material que está ressonando ou tendendo entre os idiomas. Além disso, há uma regra de API e IFTTT para isso. Você pode encontrar o que ressoa com as pessoas em todo o mundo e, possivelmente, localizá-lo para sua localização.
  • Também divulgamos os dados de tráfego, para que você possa aprender sobre as tendências de navegadores e dispositivos, o que pode ser útil se você estiver pensando em novos mercados.
  • Nossa equipe de pesquisa rotineiramente libera conjuntos de dados que são úteis para o treinamento de bots sobre como os seres humanos escrevem e falam.
  • Nossas ferramentas de tradução são de código aberto. Mais de 300.000 artigos foram traduzidos usando nossas ferramentas de tradução.
  • Você pode se aprofundar em assuntos relacionados à Wikipédia no Meta-Wiki e nas páginas de discussão.

Melody Kramer, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Audiência, Comunicações
Ed Erhart, Associado Editorial Sênior, Comunicações
Fundação Wikimedia

* Texto traduzido do original em inglês, publicado pela Fundação Wikimedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s